quarta-feira, maio 31, 2006

O que é o BULLYING?


Sempre que os adolescentes usam a agressividade e a intimidação, com a intenção de magoar e humilhar os outros, estamos perante um fenómeno de Bullying .
Não se trata de uma zanga entre amigos, nem de uma cena de ciúmes, mas de um fenómeno de agressividade propriamente dito, em que há uma intenção muito clara: afligir a vítima.
Apesar de este fenómeno ser ainda pouco conhecido dos adultos, constitui uma das maiores preocupações dos jovens entre os 10 e os 18 anos de idade, provavelmente porque um número elevado deles (cerca de um em cada sete alunos) já esteve envolvido em incidentes de agressividade, quer como vítimas, quer como agressores.
Os três intervenientes que habitualmente estão envolvidos neste fenómeno são o agressor, a vítima e as testemunhas. Quanto aos agressores, são geralmente jovens com problemas emocionais ou com problemas de aprendizagem. Muitos deles sentem-se impotentes para lidar com os problemas do dia-a-dia e são vítimas de agressividade no seio da própria família. Os estudos mostraram ainda que o agressor tanto pode ser inseguro e ter baixa auto-estima como ser seguro, mimado e habituado a obter tudo aquilo que deseja.
Um dos aspectos importantes a sublinhar relativamente a ele é que está consciente do que está a fazer: humilhar o outro para sentir que tem controlo. As vítimas, segundo os estudos já realizados, costumam ser alunos sensíveis e inteligentes, que têm uma boa relação com os pais. Como não são provenientes de famílias conflituosas, não sabem como reagir quando são provocadas. Estes jovens geralmente apresentam uma baixa auto-estima, acreditando nos insultos que lhes são dirigidos. No fundo, são alvos fáceis porque levam a sério as injúrias do agressor. Frequentemente tornam-se vítimas jovens que, por qualquer motivo, são diferentes dos outros, por exemplo, por usarem óculos, terem asma, terem boas notas, etc.
Um outro grupo que é afectado pela agressividade são as testemunhas ou espectadores. Estes, ao assistirem às situações de ameaça ou humilhação, ficam chocados, mas não conseguem agir. Muitas vezes, sentem-se mesmo culpados por não terem intervindo ou procurado ajuda. No entanto, acabam por recear serem as próximas vítimas.
As consequências negativas do bullying repercutem-se não só nas vítimas e nos espectadores como também nos agressores. Estes últimos têm tendência para a depressão e para ataques de culpabilidade, mantendo-se esta tendência por vezes até à velhice. As vítimas, por seu lado, ficam com a auto-estima tão fragilizada que apresentam grande dificuldade em estabelecer novas relações de confiança.
Saiba mais sobre este fenómeno aqui!

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É um fenómeno que não é novo e que importa conhecer! Bom post.

quarta-feira, maio 31, 2006  
Blogger f... said...

Na minha escola temos em desolvimento, já há dois anos, um projecto de prevenção do bullying. Este projecto encontra-se inserido numa das vertentes do Programa Comenius.

quarta-feira, maio 31, 2006  
Blogger Eduquês said...

Como tem sido levado a cabo esse projecto? Era interessante partilhar essa experiência aqui! E os resultados desse trabalho?

quarta-feira, maio 31, 2006  
Blogger brit com said...

Agradecida pela "linkagem". :) Boa noite.

quarta-feira, maio 31, 2006  
Blogger f... said...

Certo ... vou tentar fazer um resumo e depois coloco aqui.

Entretanto e no que se refere a bullying pergunto:

"Não será bullying-boss o que o (a) ME está exercer sobre nós?"



(já tinha feito essa mesma pergunta aqui, em 17 de novembro - http://ocartel.blogspot.com/2005_11_01_ocartel_archive.html)

quarta-feira, maio 31, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

terça-feira, junho 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

sábado, julho 01, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

terça-feira, julho 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

quinta-feira, julho 20, 2006  
Anonymous Anónimo said...

I find some information here.

sexta-feira, julho 21, 2006  

Enviar um comentário

<< Home