quinta-feira, junho 22, 2006

Ministra quer abrir as escolas a outros profissionais!

A ministra da Educação quer abrir os quadros das escolas a outros profissionais, para além de professores, psicólogos, administrativos e auxiliares de educação. Maria de Lurdes Rodrigues considerou ontem, em Viana do Castelo, que faltam nos estabelecimentos de ensino "muitos recursos técnicos", como informáticos ou engenheiros. E também que "os quadros de profissionais nas escolas são muito pobres".
A participar em mais um encontro do debate nacional, promovido pelo Conselho Nacional de Educação, Maria de Lurdes Rodrigues considerou que a constituição dos quadros de escola é "uma área de trabalho", que terá de ser encarada em breve. E como o tema do encontro era "A aprendizagem ao longo da vida e os desafios do emprego", a ministra defendeu que a abertura de vagas para outros profissionais será uma forma de permitir a progressão na carreira de pessoal não docente que aposte numa formação superior. A limitação dos actuais quadros, disse a governante, "cria barreiras à progressão porque não há mecanismos de passagem entre carreiras".
Assim, faltam carreiras técnicas superiores consolidadas que possam abrir vagas para pessoal de apoio à área de informática ou de manutenção de equipamentos, no caso de se tratarem de agrupamentos de escolas grandes. A ministra falou ainda em necessidades de apoio jurídico ou económico, para explicar o porquê de abrir as escolas a outros profissionais.
À margem do encontro, Maria de Lurdes Rodrigues esclareceu ainda que a redução do número de professores com dispensa de serviços para trabalho sindical, de 450 para 300, obedece ao critério de representatividade. "Nenhum outro sector de actividade dispõe de um crédito tão elevado de dispensas de serviço", afirmou, defendendo ainda ser necessário "dispor de um número razoável, que não fosse escandaloso". Mas o maior problema será agora, considera a ministra, entre os 25 sindicatos, que têm de fazer a distribuição dos créditos.
in DN

2 Comments:

Anonymous J.F. said...

Parte I - Espero que a srª Ministra não se oponha a que eu (como muitos outros docentes), hoje integrada na carreira docente, possa na altura "mudar de carreira" e passar a integrar o quadro de técnicos superiores da escola. Afinal, se hoje ao invés de trabalhar no Ministério da Educação eu trabalhasse noutro qualquer Ministério seria quadro técnico superior!!!! Ou será que a srª Ministra tem em mente vedar essa mobilidade aos docentes e possibilitá-la, apenas, aos desempregados-licenciados filhos dos amigos, aos amigos excedentários da função pública, aos fiéis corridos e não pretendidos no privado, aos camaradas, que com a imposição de tectos salariais, precisarão de acumular outras funções, aos familiares que já não irão a tempo de beneficiar de reformas chorudas e sempre terão esta "perninha" como complemento e a todos aqueles, amigos dos amigos que são amigos do amigo que por sua vez é conhecido do amigo que se relaciona com o amigo do amigo, que precisam de compôr a sua vidinha????

domingo, julho 02, 2006  
Anonymous J.F. said...

Parte II - Pois é... neste país adivinha-se no que isto vai dar!!!
Será que a srª Ministra conhece os Professores que tem e as habilitações que eles possuem???- Não conhece, nem está interessada em conhecê-los e apenas manifesta o interesse continuado em denegri-los perante o país!!! Não queriam autonomia- aqui está ela - no seu pior!!! Autonomia pra reduzir o número de alunos por turma - está quieto! Autonomia para considerar os "apoios a alunos com dificuldades" como actividade lectiva - nem brinquem! Autonomia para colocar uns patins em "alunos" (marginais) que roubam, agridem, vandalizam, impedem os outros de aprender - não queriam mais nada!!! Aguardo, ansiosamente, pela possibilidade de poder transferir-me para o quadro de técnicos superiores da escola ( esses não terão, com toda a certeza, como mais ninguém no Estado tem hoje ou se prevê que venha a ter)um estatuto como o proposto para a carreira docente!!!! J.F.

domingo, julho 02, 2006  

Enviar um comentário

<< Home