quarta-feira, julho 12, 2006

Governo da Madeira quer regionalizar Educação!

O governo da Madeira está a preparar uma proposta de decreto legislativo para regionalizar a educação no arquipélago, revelou hoje o secretário da tutela, Francisco Fernandes, na Assembleia Legislativa.
"O caminho é a utilização das competências que, agora, existem com a última revisão Constitucional de 2004, que alargou os poderes legislativos da Assembleia Legislativa e que podem ser desenvolvidas no sentido do nosso sistema educativo ter um cunho regional ou pelo menos uma possibilidade de intervenção regional que até agora não tinha", explicou.
"A intenção da região, no actual quadro constitucional e em matérias que não são da competência exclusiva da Assembleia da República, é a de regulamentar matérias de educação através de uma proposta que vai ser discutida no Governo e posteriormente na Assembleia Legislativa", justificou o governante responsável pela Educação na Região.
Áreas da educação, formação profissional, educação especial e desporto serão objecto de regionalização. "Vamos propor diplomas regionais que dêem um enquadramento legal para, depois, por desenvolvimento de portarias ou despachos, regulamentarmos regionalmente questões que têm a ver com aquilo que nós pensamos que deve ser feito no sistema educativo e que tem esbarrado com a Lei de Bases do Sistema Educativo".
A proposta que o governo irá apresentar provavelmente na próxima sessão legislativa da Assembleia Legislativa irá incluir alterações nos currículos com a introdução de componentes regionais assim como na avaliação que será feita no final de cada ciclo educativo.
in PÚBLICO

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Maria Manuela
Regionalização: O Bailinho da Madeira já começou...
Depois virá o Corridinho Algarvio, depois o Vira do Minho, o Fandango do Ribatejo, os Pauliteiros de Miranda, a Chula, etc. ... E BIBA A AUTONOMIA DAS ESCOLAS! Isto está a começar a aquecer!

quarta-feira, julho 12, 2006  

Enviar um comentário

<< Home