sábado, setembro 02, 2006

LIVRO: "Geração Blogue"


O universo da comunicação assistiu recentemente a uma nova forma de interacção através da criação dos blogues. Por meio de um programa informático é possível constituir-se um sítio na Internet que permite publicar com total autonomia textos, diários, histórias e artigos de opinião.
Em tempo real os utilizadores podem assim ter acesso à informação preconizada por um novo modelo de opinião pública, que concorre directamente com os tradicionais meios de comunicação social. Giuseppe Granien relata neste livro a perspectiva histórica do nascimento e evolução dos blogues, fazendo uma ampla descrição da blogosfera e das suas características e mecanismos de selecção, regulação e desenvolvimento.
Analisa os aspectos sociológicos e políticos dos blogues e a sua relação com a democracia, educação, e política e alerta para os novos problemas de info-exclusão que se colocam entre os participantes activos na blogosfera e os que não têm acesso a ela.
Em Portugal não se encontram obras publicadas sobre este tema, existindo actualmente apenas transcrições de blogues e manuais para a sua criação. É por isso um livro inovador que despertará o interesse quer do público em geral, quer de estudantes, professores, jornalistas e académicos e igualmente de leitores especializados em novos meios de comunicação.
Giuseppe Granieri é um dos maiores especialistas italianos de comunicações e cultura digital e desde há muitos anos que escreve regularmente sobre tecnologia e sociedade. Actualmente colabora como jornalista com diversas publicações do sector, entre as quais a Internet Pro, Internet News e Il Sole 24 Ore - @lfa. Giuseppe é também bastante conhecido na blogosfera, onde escreve posts com frequência.

2 Comments:

Anonymous paulo g. said...

Boa leitura, assim como a de Hugh Hewitt, Blog: Understanding the Information reformation that's chamging our world.

quinta-feira, setembro 07, 2006  
Blogger marcelo a. said...

Olá! Concordo que o livro de Hewitt é uma boa leitura, mas onde posso encontrar o livro Geração Blogue? Obrigado!

terça-feira, outubro 07, 2008  

Enviar um comentário

<< Home