terça-feira, dezembro 05, 2006

Governo admite fechar uma das quatro universidades de Lisboa

O governo admite fechar uma das quatro universidades públicas de Lisboa, no âmbito da reorganização da rede de estabelecimentos de ensino superior que deverá avançar no próximo ano, avança a edição de hoje o "Diário Económico".
A reorganização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior segue as recomendações de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que será divulgado na próxima semana.
A possibilidade de fechar um dos quatro estabelecimentos — universidades Nova, Clássica, Técnica ou Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa — foi abordada pelo reitor da Universidade Nova de Lisboa, Leopoldo Guimarães, num debate que decorreu na reitoria da Universidade de Lisboa na quinta-feira passada.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, já admitiu avançar com a fusão de universidades existentes na rede pública, escreve o jornal.De acordo com o "Diário Económico", estão já a decorrer negociações para avançar com algumas fusões, nomeadamente entre a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Lisboa. Contudo, para estas negociações prosseguirem é necessária nova legislação que permita as fusões.
in LUSA