segunda-feira, janeiro 08, 2007

Professores: pagamento da orientação de estágios mantém-se até fim do ano lectivo

O pagamento da orientação de estágios na formação de professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vai manter-se até ao fim do ano lectivo, anunciou hoje o Ministério da Educação.
Em comunicado, o ministério cita o despacho do secretário de Estado, Valter Lemos, em que o governante aprovou a manutenção do pagamento aos docentes dos ensinos básico e secundário que orientam a formação inicial de professores para aqueles níveis de ensino.
A tutela informa, porém, que a partir do próximo ano lectivo a realização de estágios em escolas dos ensinos básico e secundário "será assegurada através de protocolos", a estabelecer com os órgãos de gestão dos agrupamentos ou das escolas não agrupadas.
O ministério determinou que o pagamento "é responsabilidade das instituições de ensino superior", que para efeito de formação dos seus alunos recebem propinas e financiamento do Estado.
"A responsabilidade pela sua formação [estagiários] compete a esses estabelecimentos, apesar do Ministério da Educação disponibilizar, pela sua parte, as escolas dos ensino básico e secundário, bem como as turmas e alunos que as frequentam e ainda um docente para orientar a prática pedagógica dos estagiários", lê-se no comunicado.
Esta decisão resulta das expectativas criadas por algumas escolas dos ensinos básicos e secundário, que pagaram gratificações nos primeiros meses do presente ano lectivo.
in LUSA