quarta-feira, outubro 24, 2007

Ministério da Educação disponibiliza on-line resultados dos exames nacionais de 2007

O Ministério da Educação (ME) divulgou esta manhã na Internet a base de dados com os resultados dos exames nacionais do ensino secundário de 2007. Esta base de dados é normalmente utilizada pelos órgãos de comunicação social para produzir os rankings anuais de escolas secundárias.

Em anos anteriores, a base de dados foi entregue aos órgãos de comunicação social em primeira mão, com embargo, de forma a permitir o tratamento antecipado de todos os resultados antes da sua divulgação. Este ano, pela primeira vez desde 2001, quando a Comissão de Acesso aos Documentos da Administração o obrigou a tornar pública a base de dados, o ME decidiu não fazer qualquer distribuição prévia aos jornalistas.

Por não ter “tempo para estudar e trabalhar os dados com seriedade”, o jornal PÚBLICO decidiu que apenas tratará os resultados dos exames num suplemento especial a publicar no próximo dia 2 de Novembro: “O PÚBLICO, que sempre fez questão de tratar este tema com a maior ponderação e respeito pelas escolas, pelos pais, pelos professores e pelos alunos, não cederá à pressa e editará o seu estudo com o rigor e profundidade a que habituámos os leitores”, refere uma nota da direcção do jornal que será publicada na primeira página de amanhã. José Manuel Fernandes assinará, também na edição de amanhã, um editorial a este propósito.

A base de dados – disponível no endereço http://www.dgidc.min-edu.pt/jneweb/index.htm – contém os resultados da avaliação contínua e dos 38 exames de 11º e 12º ano efectuados nos 308 concelhos do país e no estrangeiro, em 496 escolas públicas e 130 privadas.
in PÚBLICO